domingo, 23 de dezembro de 2012

Questões para depois das Festas de Fim de Ano

Caros colegas de profissão estamos sob o espírito natalino e não podia ser diferente. Temos que renovar nossa crença na bondade e retidão dos homens, acreditando que todos buscam agir de boa fé. E eu não serei diferente, mas a vida deve ser vivida como ela é.

Falo isto para lembra-los que questões continuam a exigir nossa atenção como profissionais. Por isso divulgo para quem desconhece as questões abaixo que pretendo retoma-las após as festas de Fim de Ano:

- Os TECNÓLOGOS EM RADIOLOGIA já possuem, desde de 11/03/2011, número de registro no CBO – código brasileiro de ocupação (n°3241-20). Isto significa o ingresso profissional no mercado de trabalho e o reconhecimento da profissão pelo Ministério do Trabalho e não precisamos mais aceitar que nossa carteira de trabalho seja assinada como técnico.

- Os TECNÓLOGOS EM RADIOLOGIA  podem ingressar no EXÉRCITO como profissionais de nível superior para suprir vagas nas Áreas e Habilitações Técnicas de Interesse do Exército destinadas a Oficiais e Sargentos Técnicos Temporário (SvTT) conforme esta escrito na portaria n° 171-DGP de 08/07/2009;

- A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou em 14/03/2012, por unanimidade e terminativamente, projeto para atualizar a Lei 7.394/1985, que regulamenta o exercício da profissão de técnico em radiologia. A proposta amplia o escopo da lei para incluir bacharéis em Ciências Radiológicas e tecnólogos em radiologia. A proposta ainda precisa ser votada em turno suplementar.
         Neste projeto aprovado está escrito:
        “Art. 2º-A. São atribuições do Bacharel em Ciências Radiológicas: a
pesquisa, a supervisão da proteção radiológica e da aplicação das técnicas previstas nesta Lei e o ensino e o exercício de atividades nas áreas em que possua formação específica.”

- Continua tramitando no congresso o PL  Nº 2.245/2007  que  Regulamenta o exercício das profissões dos tecnólogos. Em seu artigo 4 está escrito:

Art. 4º Compreendem atividades profissionais dos tecnólogos, no campo de sua atuação profissional, observando o disposto no artigo 5º:
...
IX – exercer o ensino, a pesquisa, a análise, a experimentação e o ensaio;
...

Como espero que vocês tenham visto, a alteração da lei Lei nº 7.394 patrocinada pelo CONTER destina a atribuição de pesquisa  e   ensino  para esta nova profissão de Bacharel em Radiologia que o CONTER tirou da cartola. Isto sem mencionar o absurdo de destinar para uma profissão que não existe a supervisão de proteção radiológica.

Estas atribuições são nossas como está redigida  no  PL  Nº 2.245/2007 e pelo reconhecimento que nos foi dado pelo mercado de trabalho.

Caros colegas Tecnólogos tenham um ótimo Natal e um Ano Novo melhor ainda, mas não se esqueçam que a vida continua para ser vivida, com presença e participação.

2 comentários:

  1. Estas informações são de extrema importância para nossa classe de Tecnólogos, são passos importantes, espero que muito em breve possamos ter nosso próprio conselho. Continuo dizendo que precisamos acordar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto, ter nosso conselho ficou mais difícil pois o projeto de lei que tramita no congresso prevê que os tecnólogos em áreas com conselho estabelecido devem pertencer a estes. Isto já é consequência de nossa omissão pois o projeto original previa a criação de novos conselhos. Boas Festas.

      Excluir