terça-feira, 23 de abril de 2013

Tenham ambição, Caros colegas Tecnológos em Radiologia.

Os vários compromissos profissionais desenvolvidos de forma simultanea me levaram a permanecer um bom tempo sem escrever nada em meu blog. É um hábito que não consigo largar mas que as vezes me impede de fazer coisas que gosto, como escrever aqui.

Desta vez resolvi escrever sobre um tema que me incomoda um pouco - a falta de ambição de boa parte de meus colegas tecnólogos em radiologia.

Ainda vejo muitos de meus alunos cursarem o ensino superior tendo como meta apenas a realização de exames médicos no radiodiagnóstico convencional.

Meus caros servir desta forma a sociedade quando há necessidade, nada contra pois temos o conhecimento necessário para faze-lo. Agora ter esta atividade como meta representa uma falta de capacidade em enxergar as amplas possibilidades de atuação do tecnólogo em radiologia e isto é muito preocupante.

Nós, tecnólogos em radiologia, podemos atuar em diversas áreas como Controle de qualidade, Dosimetria, Gestão de serviços, Atuar como Profissionais Liberais na adequação de serviços de radiodignóstico médico e odontológico, proteção radiológica e na realização de exames de alta complexidade como TC e RMN. Isto falando somente na área de saúde.

Na área de indústria devemos agarrar o mercado aquecido que está a nossa disposição como Radiologia Industrial, Medidores nucleares, segurança radiológica, proteção radiológica e principalmente acompanhar a crescente necessidade do mercado em supervisores de radioproteção.

Mas não tenham dúvidas, para exercer a maioria destas atividades a educação continuada, a capacitação e a evolução acadêmica será indispensável. E é neste ponto que me entristeço mais, pois nunca houve tantas oportunidades para o tecnólogo em radiologia crescer academicamente como agora e não consigo enxergar meus colegas buscando por estas oportunidades.

Somente para citar algumas oportunidades de capacitação:
- Pós graduação, mestrado e doutorado no IRD/CNEN (instituição pública);
- Mestrado na COPPE/UFRJ (instituição pública);
- Pós graduação em Proteção radiológica na Faculdade Bezerra de Araújo em parceria com a empresa Maxim industrial.

Caros Tecnólogos em Radiologia tenham a ambição que a grandiosidade de sua profissão exige. Não se apequenem. As oportunidades para crescimento profissional batem a sua porta.

Sejam do tamanho que sua profissão exige e merece.

Até a próxima.

33 comentários:

  1. Concordo com quase tudo que você falou Luciano...admiro bastante o seu trabalho, estudo bastante pelos seus materiais e sempre que tenho tempo, venho no seu blog para consultar o que tem de novo. Porém, o grande problema desse texto que você escreveu, é que o aluno, na maioria das vezes, não é orientado de maneira correta. Ele busca o que está mais "fácil" e o que tem em grande oferta na sociedade e nesse caso é o radiodiagnóstico. Me considero um profissional bastante realizado atuando no radiodiagnóstico, faço exames sim, me lido diariamente com os pacientes sim, entro em sala de centro crúrgico e opero com intensificador de imagem sim, revelo radiografias sim, porém, concomitantemente, trabalho como supervisor técnico, de pessoal e de proteção radiológica de um grande hospital de referência em ortopedia no Brasil, trabalho com educação continuada dos demais colegas, trabalho com controle de qualidade em radiodiagnóstico, faço exames de TC e etc. Como você mesmo disse: "Ainda vejo muitos de meus alunos cursarem o ensino superior tendo como meta apenas a realização de exames médicos no radiodiagnóstico convencional. Não acho que atuar no radiodiagnóstico seja uma meta fácil de se conseguir!!!
    Você também mencionou que: "Agora ter esta atividade como meta representa uma falta de capacidade em enxergar as amplas possibilidades de atuação do tecnólogo em radiologia e isto é muito preocupante", Não acho que seja preocupante ter como meta atuar no radiodiagnóstico. Você pode atuar no radiodiagnóstico (pq gosta ou pq a oferta de emprego é maior), conseguir a sua estabilidade financeira e sempre tendo a visão de outras áreas de atuação em radiologia. Preocupante é você se formar e não ter como ingressar no serviço público federal como tecnólogo, é você não ter um conselho que pelo menos leve o nome de tua profissão, é você ver cursos ou faculdades não sendo coordenadas por tecnólogos e por ae vai! Agradeço ao IRD por ter aberto as portas para os tecnólogos poderem fazer os seus cursos de Pós graduação, como eu fiz e estou tendo a oportunidade de estar fazendo o mestrado nessa renomada instituição!
    Luciano, não me leve a mal, mas tem muita coisa pra melhorar na nossa profissão. Acho que nós, como professores, devemos nos dedicar ao máximo para estarmos formando profissionais de excelência, que independente de qual área vá atuar, atue de forma profissional e que honre a profissão, se dedique, seja o melhor possível, seja um espelho e referência, como vc é, como nós somos, cada um em sua área de atuação, mas todos pela radiologia!
    Isso foi apenas um comentário de um tecnólogo que torce por um maior reconhecimento e união de nossa profissão!
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Caro Andre Valladão, respeito sua posição, mas investir em uma graduação para realizar exames convencionais (exames utilizando o raios X diagnóstico convencional) é muito pouco para o que foi estudado. Um profissional técnico em radiologia estuda 1200h + estágio e está apto a realizar estes exames. Não esta apto a realizar TC, não esta apto a realizar RMN, nem tão pouco em trabalhar com proteção radiológica, controle de qualidade e todas as opções que coloquei.
      Mas o Tecnólogo está e se ele não exerce é falta de ambição e pior está ocupando a função de outro profissional.
      Se os tecnólogos não passarem a exercer as funções que estão habilitados a fazer outros profissionais (Biomédicos, físico médico) o farão.
      Quanto a não ingressar como tecnólogo em concurso, me desculpe mas discordo de voce. Em 2010 o Exército fez concurso público para trabalho em seu centro de pesquisa (CTEx) o tecnólogo podia se inscrever e somente dois fizeram a prova. Em 2011 o CEFET/SC fez concurso para professor, mas exigia mestrado o tecnólogo que o tivesse podia se inscrever, mas de 2010 para ca, até onde eu tenho conhecimento, somente 03 tecnólogos em radiologia alcançaram este título.
      Então meu caro precisamos sim de ambição.
      Pense nisso.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. É triste entrar num blog q tenho como referência e ver tamanho desmerecimento di tecnólogo em Radiologia . E um desmerecimento do técnico também. Sou Técnica em Radiologia médica e industrial. Sou técnica em proteção radiológica. Tenho especialização em mamografia, d.o e RX odontológico. Acho q msm técnica estou bem abilitada obrigada. Não me envergonho de ser técnica. Pelo contrário sei muito mas q muito tecnólogo por aí. Oq eu me envergonho é de não ter emprego na minha área e me envergonho de ver um tecnólogo em Radiologia se achando grande demais para trabalhar com radiodiagnóstico.

      Excluir
    5. É triste entrar num blog q tenho como referência e ver tamanho desmerecimento ao tecnólogo em Radiologia . E um desmerecimento do técnico também. Sou Técnica em Radiologia médica e industrial. Sou técnica em proteção radiológica. Tenho especialização em mamografia, d.o e RX odontológico. Acho q msm técnica estou bem habilitada obrigada. Não me envergonho de ser técnica. Pelo contrário sei muito mas q muito tecnólogo por aí. Oq eu me envergonho é de não ter emprego na minha área e me envergonho de ver um tecnólogo em Radiologia se achando grande demais para trabalhar com radiodiagnóstico.

      Excluir
    6. É triste entrar num blog q tenho como referência e ver tamanho desmerecimento ao tecnólogo em Radiologia . E um desmerecimento do técnico também. Sou Técnica em Radiologia médica e industrial. Sou técnica em proteção radiológica. Tenho especialização em mamografia, d.o e RX odontológico. Acho q msm técnica estou bem habilitada obrigada. Não me envergonho de ser técnica. Pelo contrário sei muito mas q muito tecnólogo por aí. Oq eu me envergonho é de não ter emprego na minha área e me envergonho de ver um tecnólogo em Radiologia se achando grande demais para trabalhar com radiodiagnóstico.

      Excluir
    7. É triste entrar num blog q tenho como referência e ver tamanho desmerecimento ao tecnólogo em Radiologia . E um desmerecimento do técnico também. Sou Técnica em Radiologia médica e industrial. Sou técnica em proteção radiológica. Tenho especialização em mamografia, d.o e RX odontológico. Acho q msm técnica estou bem habilitada obrigada. Não me envergonho de ser técnica. Pelo contrário sei muito mas q muito tecnólogo por aí. Oq eu me envergonho é de não ter emprego na minha área e me envergonho de ver um tecnólogo em Radiologia se achando grande demais para trabalhar com radiodiagnóstico.

      Excluir
  2. Na teoria, tanto o técnico quanto o tecnólogo estão aptos a operar com TC, ressonância, medicina nuclear e etc, porém quem será o irresponsável que contratará ou deixará um profissional recém formado realizar sozinho e responder por um serviço executado. Vamos ser sincero, o curso de formação (técnico ou tecnólogo) não tem destinado tempo suficiente para essas áreas de atuação durante a formação, recebo vários estagiários e percebo que o tecnólogo tem um pouco mais de teoria que o técnico, porém ambos são despreparados na prática. Aproveitando a deixa, gostaria que até me orientasse quanto a impossibilidade do técnico não trabalhar com proteção radiológica, controle de qualidade e as demais subespecialidades, tendo em vista ter em sua grade curricular essas disciplinas.
    Com relação aos concursos da área federal, realmente me equivoquei em dizer que não existia a possibilidade do tecnólogo ingressar no serviço público federal, nessa época estava fora do Brasil a trabalho e realmente não tinha conhecimento desses concursos. Mas você não acha que deveria sim existir mais vagas para tecnólogos?

    Realmente precisamos sim ter ambição, mas no meu caso, o radiodiagnóstico foi uma área que me identifiquei, trabalhei com MN e hemodinâmica no Marcílio Dias e no Fundão, porém consigo atuar com proteção radiológica e controle de qualidade ao mesmo tempo que realizo exames e lidou com o paciente. O radiodiagnóstico é uma especialidade como outra qualquer da radiologia, que no meu ponto de vista, o tecnólogo deve atuar sim, ate porque dois semestres no curso superior em radiologia são destinados a incidências radiológicas...

    Vou te adicionar no face pra te convidar para as reuniões da APROTERJ (www.aproterj.com.br), caso permita!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Em tempo agradeço o convite para as reuniões da APROTERJ.

      Um abraço

      Excluir
    3. Primeiro gostaria de parabenizar ao Prof. Santa Rita por seus artigos e publicações porque tem nos ajudado muito tanto com profissionais ou estudantes e aproveitar e dizer que tem me ajudado muito enquanto docente pois são de fato esclarecedores e ainda se possível contar com a colaboração de envio de material caso não haja disponibilidade nos anexos e desde já agradecer a atenção e dedicação em contribuir para conhecimento dos profissionais que têm as radiações ionizantes como ferramenta de trabalho, temos você Prof. como referência porque não retem o conhecimento mas o adquiri e logo compartilha e isso é lindo de se ver no ser humano já que muitos não tem essa maturidade quero registrar aqui também que foi muito boa a troca de idéias acima com o colega André Valladão aprendi mais um pouco com os pensamentos seus. Forte Abraço. Rodrigo góes

      Excluir
    4. Caro Rogério agradeço as palavras. Procuro praticar o que acredito e creio que faz parte das ações de um profissional compartilhar o conhecinento, e procurar aprender com o retorno que recebe. Pois só assim seu crescimento cono profissional e como pessoa ocorrerá.

      Excluir
    5. André Valadão... Já assisti suas palestras. VC. Lembro de uma palestra que VC tinha vindo de viagem e passou a noite toda montando o conteúdo a ser apresentado. E o computador apagou tudo. VC chegou pedindo desculpa pelo conteúdo q seria apresentado e deu um show na sua aula. VC é um ótimo profissional e um ser humano incrível. Sou sua fã. Espero um dia ser sua aluna.

      Excluir
    6. André Valadão... Já assisti suas palestras. VC. Lembro de uma palestra que VC tinha vindo de viagem e passou a noite toda montando o conteúdo a ser apresentado. E o computador apagou tudo. VC chegou pedindo desculpa pelo conteúdo q seria apresentado e deu um show na sua aula. VC é um ótimo profissional e um ser humano incrível. Sou sua fã. Espero um dia ser sua aluna.

      Excluir
  3. Caro Andre discordo de voce quanto aos cursos não destinarem tempo suficiente para estas áreas, tanto é que eu e mais outros colegas tecnólogos estamos atuando nelas.

    Ainda somos poucos, mas atuamos e tivemos acesso a mesma formação que os demais, o que foi diferente foi o foco e insisto, a ambição de fazer mais, de ir um pouco além do
    comum. Isto requer investir mais em sua formação e capacitação.

    Andre, até onde eu conheço, nenhum curso técnico ensina proteção radiológica ou controle de qualidade. O que eles fazem é colocar disciplinas como "Introdução a..." que convenhamos fornecem, quando muito, um ensinamento primário para não falar supérfulo.

    E ainda acredito que haja uma confusão de entendimento no meu texto original, pois em nenhum momento eu classifiquei MN, TC, RMN e aproveitando que voce citou hemodinâmica como radiologia CONVENCIONAL.

    Quanto aos tecnólogos chegarem sem prática ao mercado, nada mais natural pois ninguem espera por exemplo que um engenheiro civil recem formado chegue ao mercado de trabalho com prática para a execução de tarefas pertinentes a sua formação.

    Caro Andre quando dava aula de Incidências Radiológicas para meus alunos tecnólogos, sempre usei uma analogia que acho pertinente ser colocada agora. Sempre considerei o radiodiagnóstico convencional uma estrada que todo tecnólogo deve percorrer para chegar a algum lugar, mas sempre frisei e continuo a faze-lo, não é destino a ser alcançado.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof Luciano, admiro seu trabalho e concordo com tudo falado pelo sr até agora. O tecnólogo tem que se posicionar e ter ambição,e não estou desmerecendo o técnico, mas temos que ter ambição em alcançar o máximo que nossa linda profissão nos deixe alcançar. Uma inspiração para continuar em busca das minhas qualificações, e ah! A próxima com mestrado e doutorado será eu!

      Excluir
  4. Prof. Quanto tempo heim? Que bom falarcom vc!
    Escuta, já é a minha terceira tentativa de te passarvuma msg por aqui. Deve ser a internet do barco que é lenta. Trabalho embarcada como intérprete, por issso larguei a radiologia. Prof. Me dá uma dica,como tecnóloga, que curso de pós-graduação, mestrado, eu poderia me candidatar a fazer no COPPE? Acahva que COPPE fosse só para Engenheiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia tudo bom com você? Você pode fazer curso de pós sim, além de mestrado e doutorado. Na COPPE já tem tecnólogo em radiologia fazendo mestrado na área de física médica se não me engano. A COPPE não é somente para engenheiros. Veja o edital e se inscreva.
      Um abraço

      Excluir
  5. Adoraria fazer um mestrado ou pós nas áreas de: Engenharia Biomédica ou qq outra especialização na área do petróleo. Nesses dois últimos anos trabalhando embarcada em navio estrangeiro aprendi a gostar dessa área tb. Um abração Professor. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o edital para estes mestrados e se inscreva você somente tem a ganhar.

      Um abraço

      Excluir
    2. Vou me inscrever em mais de um curso com certeza, na esperança de ser chamada em pelo menos para um deles. O COPPE sempre foi meu sonho de consumo. E na minha opinião não perde em nada para a famosa MIT no Texas.
      Professor, tb concordo com seu ponto de vista. Tecnólogos deveriam sim procurar expandir mais seus horizontes. Obrigada pelas maravilhosas dicas. Confesso que chegaram em boa hora.

      Excluir
  6. Olá! Sou recém formada em tecnóloga também, e gostaria de fazer mestrado. Só que na verdade estou um pouco perdida... Gosto muito de mamografia, porém gostaria também de fazer mestrado em algo relacionado a controle de qualidade, proteção ou gestão em saúde. Tem alguma instituição aqui em São Paulo que disponibilizem esses cursos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Prof º, sou técnica em radiologia, atuo na área e estou realmente interessada a fazer o superior e dar continuidade, mas tenho algumas duvidas. Depois do tecnólogo qual a melhor pós a ser feita? doutorado? como o mercado está em relação a essas especialidades? gosto da aérea mais também quero ter retorno financeiro, afinal todos buscam reconhecimento não é? Gostaria de saber de valores, quanto é possível ganhar e onde se pode chegar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. ola professor
    quero saber se um dia tecnologia em radiologia nivel superior ira se tornar em bacharelado , e tambem quero saber porque o biomedico atua na area da radiologia nos lugares de muitos tecnicos e tecnologos , e porque em muitos países tecnologos na area de radiologia laudan e fazem ultrassom

    ResponderExcluir
  9. estarei iniciando o curso de tecnólogo em radiologia agora no segundo semestre de 2016 e tenho a mesma duvida de como esta o mercado de trabalhos na área e quais as possíveis pós que posso realizar dentro da área de radiologia.

    ResponderExcluir
  10. estarei iniciando o curso de tecnólogo em radiologia agora no segundo semestre de 2016 e tenho a mesma duvida de como esta o mercado de trabalhos na área e quais as possíveis pós que posso realizar dentro da área de radiologia.

    ResponderExcluir
  11. estarei iniciando o curso de tecnólogo em radiologia agora no segundo semestre de 2016 e tenho a mesma duvida de como esta o mercado de trabalhos na área e quais as possíveis pós que posso realizar dentro da área de radiologia.

    ResponderExcluir
  12. Caro Professor, me formei tecnologo em radiologia em 2007 e aconteceram alguns imprevistos. Atualmente estou desatualizada e precisando de nortear e traçar novos rumos dentro da area. Gostaria muito que pudesse entrar em contato comigo por email. Grata

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que o tecnologo nao pode estacionar em hospitais e industrias mas se dedicar a pesquisa como por ex: com os radiofarmacos,radioisotopos,etc.e nao é preciso ser mestre e nem doutor para isso,basta dedicaçao e amor pela area.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que o tecnologo nao pode estacionar em hospitais e industrias mas se dedicar a pesquisa como por ex: com os radiofarmacos,radioisotopos,etc.e nao é preciso ser mestre e nem doutor para isso,basta dedicaçao e amor pela area.

    ResponderExcluir