Quem me conhece sabe que mantenho a alguns anos um site onde disponibilizo informações técnicas pertinentes a área de tecnologia em radiologia, bem como todo o material de ensino que produzo.
Agora acredito que tenha chegado o momento de um próximo passo. A criação deste blog, onde pretendo discutir com quem julgar interessante assuntos que afetem o cotidiano do Tecnólogo em Radiologia.
Hoje o Tecnólogo em Radiologia é uma realidade. Tem seu espaço definido nas mais diversas áreas de atuação (saúde, qualidade, ensino, indústria ...), na participação em concursos públicos ou ainda podendo fazer pós graduação latu senso (Especialização) ou strictu sensu (mestrado ou doutorado) em instituições públicas como o IRD/CNEN.
Porém, é com tristeza que vejo este profissional ainda alienado e ausente de discussões extremamente relevantes e que afetam sobremaneira seu destino.
Trabalho na formação de novos Tecnólogos em radiologia e ainda vejo alunos chegarem nos períodos finais se questionando se podem fazer concursos públicos para vagas de nível superior (apesar de estarem estudando em uma universidade), se podem atuar em áreas industriais, se podem ser supervisor de radioproteção, se podem dar
prosseguimento ao seu desenvolvimento acadêmico fazem um mestrado por exemplo.
Boa parte ainda se refere ao seu registro profissional como "carteirinha". A maioria não quer saber do seu conselho regional CRTR-RJ e muito menos do seu conselho nacional CONTER e isto é muito ruim.
Caros amigos Tecnólogos em Radiologia, com esta ausência vocês não estão opinando sobre decisões importantes para suas vidas profissionais que o CONTER esta tomando como a revisão da lei profissional do Técnico em Radiologia com a inclusão formal dos Tecnólogos, a mudança de nome do conselho abrigando agora os "Profissionais de Técnicas Radiológicas" e a criação de uma nova carreira intitulada "Bacharel em radiologia" que retira atribuições e espaço de trabalho que foram conquistadas a duras penas pelos Tecnólogos sem qualquer ajuda do CONTER.
Para quem não sabe durante anos o CONTER editou resoluções do tipo "O técnico e o tecnólogo podem..." apesar da enorme disparidade de formação destes profissionais.
Com a criação deste blog procurei abordar de forma crítica, mas respeitosa, estes assuntos que dizem respeito a minha profissão.
Na minha próxima postagem falarei do PLC que tramita no congresso nacional sobre a regulamentação da profissão bem como o absurdo que é a criação da carreira de Bacharel em Radiologia, em minha opinião.
Eu agradeço imensamente ao Professor Luciano pela criação desse blog. Amigos tecnólogos, não podemos esquecer de nossa formação, temos que buscar sempre mais, e sim nos temos o terceiro grau, precisamos acordar perante a isso. Sabemos que a caminhada não é fácil, mas basta queremos, temos que nos dar valor, sermos participativos e brigar por nosso espaço. Amigos tecnólogos, vamos fazer a diferença!!!
ResponderExcluirAlberto, sinceramente espero que este espaço contribua para isso. Agradeço a participação.
Excluir